top of page

Melhorando as buscas em bases de dados: operadores booleanos

Os operadores booleanos são uma estratégia super efetiva, mas que nem todo mundo usa ou entende como funciona!


É verdade também que algumas bases de dados não estão 100% adaptadas para a pesquisa usando esses operadores, mas é importante que nos saibamos que esse método existe!


Se você tiver dúvida se dá pra usar na base de dados Y ou Z, faça o teste! Selecione duas palavras e teste os principais operadores. Depois disso anote quais foram os resultados obtidos usando os operadores e sem os operadores.


Algumas bases já possuem campo específico para eles na "busca avançada", então cabe a você procurar os campos na hora de pesquisar!


E relaxe, não entre em desespero porque você não achou de imediato o que procurava. Uma busca sem resultados relevantes pode ser desde uso de uma base inadequada até mesmo pouquíssima bibliografia publicada do assunto pesquisado!


AND ou E


Serve para indicar que os materiais que retornarem da busca devem conter todos os termos utilizados na pesquisa!


Ou seja se a sua pesquisa tiver as palavras A, B e C os documentos que devem aparecer como resultado são aqueles que tiverem A, B e C no texto. Se uma das palavras não aparecer esse documento provavelmente vai aparecer entre os últimos resultados, aqueles que não são tão relevantes!


O operador and é o mais comum de todos e na maior parte das vezes a pesquisa é realizada sem precisar indicar que queremos usá-lo. Então não estranhe caso o número de resultados usando o operador e sem o operador seja o mesmo, ou muito parecido!


OR ou OU


No caso do or a ideia é que os documentos relevantes tenham qualquer uma das palavras utilizadas na pesquisa!


Então se você utilizou as palavras A, B e C, os documentos recuperados podem contem A, B, C, A com B, A com C, B com C, etc, etc.


O que é diferente do caso anterior que se algum documento não tiver uma das palavras a base entende que não é um documento relevante e esse material vai ficar entre os últimos do resultado da pesquisa!


Algumas bases na parte da pesquisa avançada usam um campo que se chama qualquer uma das palavras utilizadas, que é a mesma coisa que o or.


NOT ou NÃO


O uso do not exclui uma das palavras da pesquisa.


Vamos supor você está fazendo uma pesquisa sobre cães e gatos e que por algum motivo você não queira que apareçam artigos com a palavra cachorro. Você pode utilizar o not e a base irá excluir os resultados com a palavra cachorro e retornar material com as palavras gato e cão!


A palavra excluída da pesquisa é aquela que vem depois do operador!


Asterisco (*)


O asterisco é o meu preferido de todos, pois ele amplia a busca, mas ainda consegue manter o foco no que precisamos pesquisar!


Basicamente o asterisco é usado na raiz da palavra e retorna documentos com os derivados dessa palavra!


Fiz uma pesquisa fictícia com a palavra gato na BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) colocando o asterisco no lugar do o e como resultado apareceu documentos com as palavras gato, gatos, gate (palavra em inglês), Gattai (de Zélia Gattai, escritora) entre outros. Veja o vídeo abaixo:

Esse tipo de estratégia é interessante quando você pode optar por palavras tanto no feminino como no masculino, singular ou plural, pois não é necessário realizar uma pesquisa para cada palavra!


Aspas (" ")


As aspas também são populares pois a função aqui é recuperar documentos com a expressão exata!


É possível, e bem provável que você já tenha passado por isso, que ao usar um conjunto de palavras que tinha que ser pesquisado junto a pesquisa separou! Nesse caso colocar a expressão em aspas pode resolver o problema!



Parênteses


O parênteses é o menos comum de todos!


Lembram nas aula de matemática do colégio que nas expressões as primeiras operações a se resolver era o que esta dentro do parêntese? Aqui é a mesma coisa!


Se seus termos de buscar estiver muito grande e você quiser dar prioridade a um termo específico coloque-o entre parênteses que, a princípio, a busca deve priorizar o que está entre eles!


Me conta se você usa algum dessas estratégias!



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Top 4 bases de dados para pesquisa na área da saúde

As bases de dados são o meio mais popular de pesquisa de informação científica em qualquer área do conhecimento. Esse tipo de mecanismo de busca é reconhecido no meio acadêmico como fontes confiáveis

Post: Blog2_Post

©2021 por Camila Dorneles.

bottom of page