top of page

Citação: para que serve e como fazer

Atualizado: 21 de jun. de 2021

A citação é um dos itens mais importante para qualquer trabalho acadêmico.


Com a citação é possível:


  1. Ancorar suas ideias e opiniões em argumentos científicos;

  2. Comprovar que você não é a única pessoa no mundo que usa tal argumento;

  3. Ser reconhecido por outros pesquisadores (pares) dentro da sua comunidade científica;

  4. Evitar o plágio.


E muitos outros benefícios!


Segunda a ABNT citação é uma "menção de uma informação extraída de outra fonte". Isso quer dizer que a citação é o trecho retirado de um material a fim de ser usado em outro material. As citações podem ser divididas em citações diretas e citações indiretas.


A normativa responsável por aplicar diretrizes para esse recurso é a NBR10520 de 2002 e está em revisão para ser atualizada.


Para fazer a citação de trechos de terceiros você deve mencionar o autor, ano e página entre parênteses!


Vejo abaixo alguns exemplos.


Exemplo 1:


Exemplo 2:


Exemplo 3:


Portanto quando você quiser defender uma ideia sua, ou mencionar uma teoria de outra pessoa, você deve escrever com suas palavras ou copiar o trecho e incluir o nome, ano e página da parte que você quer usar!


Pelo exemplo você consegue observar que o nome na verdade é o último sobrenome. Isso acontece porque esse será o início da referência do material citado que deve ser incluído ao final do trabalho.


Referência Cademartori:


Referência Kant:


Isso é importante, pois digamos que você queira saber qual foi o livro ou artigo usado em uma citação, você pode procurar pelo sobrenome do autor ao final do trabalho e ali vai estar a referência completa!

Abaixo vou te mostrar como a formatação das citações diretas e indiretas!


Citação direta


É o ctrl c, ctrl v do trecho que você quer; quando você literalmente copia as palavras que o autor do material usou para expressar a ideia.


Nesse tipo de citação existem dois tipos: a curta e a longa.


A citação curta são trechos de até 3 linhas. A formatação deve corresponder a formatação do texto, ou seja, fonte 12, alinhamento justificado, espaçamento 1,5. A diferença é que a parte citada deve estar entre aspas.



Já na citação direta longa, ou seja, um trecho com mais de 3 linhas a parte mencionada deve estar com fonte menor que o texto, com um recuo de 4cm e sem aspas! Gente isso e muito importante, a maior parte das pessoas coloca aspas nesse tipo de citação, porém não é necessário.



Aqui devemos ter muita atenção com as citações diretas muito longas. É possível sim usar a citação direta longa, mas devemos nos atentar a trechos mais curtos, muito cuidado com citações de 10, 15 linhas. Quando for assim, veja se não é possível fazer uma citação indireta e você mesmo explicar com suas palavras.


Citação indireta


A citação indireta é quando usamos a ideia do autor, mas expressamos com nossas próprias palavras.


Esse tipo de citação por fazer parte do texto não tem nenhum formatação especial, apenas devemos mencionar o autor e ano conforme já mostrei lá em cima. Nesse tipo de citação também não é necessário mencionar a página.



Nesse exemplo vemos que a menção do autor e ano entre parênteses significa que existe uma ideia que não é do autor que escreveu o texto, no caso o autor é eu rsrs!


Todos esses exemplos foram tirados do meu TCC defendido em 2018!


Se você ficou com alguma dúvida deixe nos comentários!


Na próxima postagem vou explicar sobre alguns casos especiais na hora de usar a citação!


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Citações: casos especiais

Quando a gente começa a escrever o TCC e fazer citação do material selecionado é completamente normal que encontremos dificuldade com...

Post: Blog2_Post
bottom of page