top of page

Numeração progressiva: como numerar corretamente os capítulos do seu trabalho

Hoje vamos falar sobre como numerar os capítulos de um trabalho acadêmico.


A norma ABNT que estabelece as diretrizes para a numeração progressiva é a 6024.


Na norma os capítulos são chamados de seções. As seções dentro de seções são nomeadas de seções primárias, secundárias e assim por diante até a seção quinária, isto é, não mais que cinco seções por capítulo.


Exemplo 1:

Para a numeração correta se usa números arábicos inteiros! Ou seja, 1, 2, 3!


Parece óbvio, mas existem muitos trabalhos que intitulam as seções como "Capítulo 1", Capítulo 2" e assim por diante. Use apenas os números!


E também não use pontos, travessões, hifens ou qualquer outro tipo de sinal para separar o número do título da seção. Deixe um espaço em branco apenas! Veja o exemplo 2:


Exemplo 2:


A partir da seção secundária deve-se usar o número da seção primária e o número correspondente conforme a sequência do assunto como dá para ver no exemplo 3, 4 e 5.


Exemplo 3:


Exemplo 4:


Perceba que nas seções secundárias e terciárias (e se no seu trabalho tiver mais seções) elas continuam sendo separadas por um espaço em branco entre o número e o título da seção.


Também é importantíssimo que todas as seções tenham um texto relacionado! Não deixe seções vazias! Imagine que você esteja lendo um livro e se depare com um capítulo sem nada... ia ser estranho não ia? Aqui é a mesma coisa! Junte duas seções ou então escreva duas frases como introdução para as demais seções.


Exemplo 5:


Os elementos pré e pós-textuais não são numerados! Use o alinhamento centralizado para esses elementos.


Exemplo 6:


Exemplo 7:


Para títulos muito longos o alinhamento da segunda linha deve ser de acordo com o alinhamento da primeira palavra na primeira linha! Olhe a formatação do exemplo 8:


Exemplo 8:


Para diferenciar as seções primárias das secundárias, as secundárias das terciárias e assim sucessivamente são utilizados os recursos de letras maiúsculas e minúsculas, negrito, itálico e sublinhado, sendo maiúsculas, minúscula e negrito os mais usados. Quais recursos serão usados ficam por conta do autor do trabalho. Veja no início da postagem o exemplo 1.


Lembre-se de manter a mesma formatação para as mesmas seções. Se você escolheu que a seção primária será escrita em letras maiúsculas e negrito e a seção secundária em minúsculas sem negrito, mantenha essa formatação no texto inteiro. Não mude do meio do texto para o final!


A norma também aponta algumas regras para uso de tópicos no texto. As chamadas alíneas devem ser numeradas por letras minúsculas seguida por parênteses, o texto de cada alínea deve começar por letra minúscula e finalizado por ponto e vírgula. O texto que introduz os tópicos deve ser finalizado com dois pontos.


Exemplo 9:


O último tópico deve terminar com ponto final ao invés do ponto e vírgula e também é preciso colocar um recuo à esquerda. A norma não fala de quanto o recuo, mas que seja maior que o recuo da primeira linha do parágrafo.


Se precisar fazer uso das subalíneas, ou seja, usar um tópico dentro de um tópico a entrada não começará por letra minúscula e parêntese, mas por um travessão e espaço em branco. O recuo deve ser conforme o recuo da alínea. Veja o exemplo 10 para ficar mais fácil de entender.


Exemplo 10:


Para finalizar quando você precisar citar algum parágrafo de algum seção ou até mesmo os tópicos mencione o número relacionado ao que você citar.


Exemplos:


... pode-se ver que no primeiro parágrafo da seção 2.2.1 foi falado...

... como demonstrado na alínea b da seção 3...

De acordo com a tabela 2 da seção 4.1 pode-se entender que...


Já sabe, se tiver dúvidas deixe seu comentário que vou te ajudar!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Expressões latinas: quais são e como usar

A ABNT estabelecem algumas expressões latinas para trabalhos acadêmicos como o et al e apud. Algumas delas são muito usadas e outras é recomendado que não se use. Se você começou a escrever seu trabal

Citações: casos especiais

Quando a gente começa a escrever o TCC e fazer citação do material selecionado é completamente normal que encontremos dificuldade com algum caso especial de bibliografia que precisamos usar, mas não s

Citação: para que serve e como fazer

A citação é um dos itens mais importante para qualquer trabalho acadêmico. Com a citação é possível: Ancorar suas ideias e opiniões em argumentos científicos; Comprovar que você não é a única pessoa n

Post: Blog2_Post

©2021 por Camila Dorneles.

bottom of page