top of page

Expressões latinas: quais são e como usar

A ABNT estabelecem algumas expressões latinas para trabalhos acadêmicos como o et al e apud. Algumas delas são muito usadas e outras é recomendado que não se use.


Se você começou a escrever seu trabalho e está perdido porque não conseguiu saber quais expressões usar e em que momento, segue o fio que vou te contar tudo sobre as principais expressões latinas.


apud


O famoso apud é quando queremos citar uma citação mencionada em outro material. Apud significa "citado por". E é usado quando não temos acesso a fonte original da informação. Portanto é recomendado fortemente que você use o apud como último recurso! É importantíssimo que sempre tenhamos acesso a fonte original da informação!


Se você não achar e considerar importante o uso de uma citação que você não teve acesso para ler, tudo bem, pode usar! Não se esqueça que ao final do trabalho deve aparecer a referência que você teve acesso!


Como usar o apud:


in


A expressão in quer dizer literalmente "em". Essa expressão é usada para indicar que a obra está dentro de outra obra, ou seja, usamos para referenciar capítulos de livros.


Seu uso não tem mistério, aparece logo após o título do capítulo e é seguido pela referência completa do livro em que está o capítulo! Com a atualização da norma em 2018 a expressão passou a ser destacada em itálico.


Como usar:


TALAMINI, Eduardo. Arbitragem e a tutela provisória no Código de processo civil de 2015. In: COSTA, Eduardo José da Fonseca; PEREIRA, Mateus Costa; GOUVEIA FILHO, Roberto P. Campos (coord.). Tutela provisória. 2. ed. rev. atual. aum. Salvador: JusPODIVM, 2019. cap. 10, p. 233-258. (Coleção grandes temas do novo CPC, 6).


et al


O et al é usada para substituir os nomes dos autores quando um livro ou artigo possuem muitos autores! Essa expressão significa "e outros" e seu uso também não tem muito mistério.


Como já dito é usado para referenciar obras escritas ou organizadas por quatro autores ou mais.


Importante salientar que a atualização da norma de referência em 2018 prioriza a referência de todos os autores, porém é permitido escrever o primeiro autor seguido de et al que deve estar assinalado em itálico.


Como usar:


CARDOSO, Camila Mendes Vianna et al. Dec. 8.465/2015: Fomento à arbitragem envolvendo a Administração Pública no setor portuário. Revista de Arbitragem e Mediação, São Paulo, ano 13, v. 48, p. 167-183, jan./mar. 2016.


ibidem


Ibidem significa "na mesma obra" e é usado para evitar a repetição da mesma obra citada em sequência. Ou seja, caso você já tenha feito uma citação da obra X e vai citá-la novamente em seguida, usa-se ibidem ou ibid que é sua abreviação.


A indicação de uso é para as notas de rodapé, sendo contraindicado no corpo do texto, mas de qualquer jeito é fortemente indicado que não se use ibidem!


Para isso é importante realizar uma boa pesquisa bibliográfica para levantar um número razoável e relevante de fontes para o seu trabalho.


Como usar:



idem


Enquanto a expressão ibidem é usado para indicar mesma obra em sequência, o idem é usado para indicar o autor em sequência. Se você tem duas obras diferentes do mesmo autor e vai citá-las uma seguida da outra use o idem ou a abreviação id , se a obra for a mesma (e consequentemente vai ter o mesmo autor) use o ibidem.


A mesma regra das notas de rodapé valem aqui também, o uso do idem é indicado para notas de rodapé, no corpo do texto existem outros macetes para indicar autores. De toda forma o uso do idem também é desencorajado!


Como usar:





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Citações: casos especiais

Quando a gente começa a escrever o TCC e fazer citação do material selecionado é completamente normal que encontremos dificuldade com algum caso especial de bibliografia que precisamos usar, mas não s

Citação: para que serve e como fazer

A citação é um dos itens mais importante para qualquer trabalho acadêmico. Com a citação é possível: Ancorar suas ideias e opiniões em argumentos científicos; Comprovar que você não é a única pessoa n

Post: Blog2_Post

©2021 por Camila Dorneles.

bottom of page